sábado, 18 de junho de 2011

Viva Shanghai

Que Nova York e Paris o quê, isso já virou modinha. Shanghai é a cidade do futuro e não é só eu que acho isso não.

Com um metrô com 13 linhas (coloridas), com pelo menos 12 estações cada e mais de 100 destinos em pouco tempo será o maior metrô do mundo.

A maior e mais populosa cidade da China mostra literalmente o que é ser GRANDE e surpreendente se me permite dizer.

Dentro do metrô quem não tem Iphone é rei e nas ruas onde não tem KFC ou Family Mart é porque tem na rua ao lado, se não tiver, procura direito e se não achar liga pra este numero (962288) que eles vão saber te te ajudar em inglês ou espanhol é só escolher.

Para conseguir os endereços basta mandar uma mensagem pro sábio Guanxi*, ele é capaz de te dizer até onde é o banheiro mais próximo. Esta é a vida prática da Paris do oriente, como é chamada por alguns livros.

Não é como a típica Beijing(Pequim) e nem nunca dorme como a badalada Nova York, alias, dorme cedo, mas só os chineses e como são eles que conduzem o metro, já deu para entender.

Mas enquanto isso os internacionais festejam e os pacientes Shifus* estarão na porta esperando. Verde, vermelho, branco, azul e amarelo, entra no carro e não erre no tom ou você não sabe onde irá parar.

Eu falei internacionais? Isso precisa de ênfase: INTERNACIONAIS, eles estão em toda parte, invadem Shanghai com gosto. Viva a diversidade em todos os sentidos.

Os arranhásseis de Shanghai são como dizem o nome, vão nas alturas arranhando o céu e se escondendo nas nuvem enquanto brilham seus vidros espelhados.

Boa sorte para tentar tirar uma boa foto.

Nas formas são as mais interessantes e exóticas, tem de tudo. Talvez você já tenha visto uma foto do o prédio em formato de abridor de garrafas gentilmente chamado pelos interncionais como ‘the bottle opener’ com festas no 94o andar todas as quartas com champanhe liberado para as meninas. ;)

Bem fedida e suja em algumas partes e super luxuosa em outras, Shanghai surpreende com os buracos que quando você entra na verdade são grandes shoppings com mil lojas e galerias e restaurantes, divirta-se para comprar e principalmente para comer, se BH tem muito bar, Shanghai tem muito restaurante, nos lugares que você não da nada e com filas quilométricas.

Gente pra caralho e a qualquer hora. Coisa pra fazer você tem, todo mundo tem, cada um aqui em Shanghai faz algo diferente, mas para você fã de baladas, aqui é perfeito.

Experimente ficar bêbado em Shanghai em um sábado a noite depois de ir há três festas diferentes (é possível) cheque seu celular no outro dia:

Fulano da França (estão em toda parte).

Chato da Índia (nada contra)

Gatinho Canadense (ainda não vi).

E por ai vamos...

Mas tem que estar animado viu? Shanghai não suporta desanimados.

Até porque para pegar o metro em horário de rush. Haja ânimo.

E pra pedir comida pra Chinês que não fala inglês. Boa sorte.

No mercado de falsificados, você vai precisar de pulso firme para negociar com os insistentes vendedores.

E se nada der certo grite em português, extravasa e eles nunca vão entender... Adoro fazer isso. Português virou código secreto.

Isso me faz lembrar o trânsito.

O dinâmico transito. Dinâmico- nem um pouco burocrático, o que importa é que todo mundo chegue onde quer e na hora que quer. E eles vão, sem medo de ser feliz. Já ouviu falar que aqui acidentes são raros?

As ciclovias encantam e a cidade da show de infraestrutura, mas também da show de sujeira e fedor, eu já não disse isso? Ressalto. Da medo só de pensar na cidade daqui 50 anos em todos os sentidos. E mesmo que o céu não seja azul – o tamanho do sol e da lua visto daqui compensa.

Aproveite o inverno congelante, garanta seu cachecol. Aproveite o verão abafado e chuvoso, adquira umas galochas.

Viva a modernidade e a antiguidade da China em um só lugar. Viva Shanghai.

Se a China é o pais que mais cresce atualmente, não tenho duvidas sobre Shanghai. Cidade que suporta matrizes de diversas multinacionais. Já ouvi algumas pessoas dizerem. Pessoas de negocio em Shanghai o resto se espalha por ai.

O que eu mais posso falar? Só vindo aqui pra conferir...

Estou apaixonada por Shanghai e de quebra ela vai ter ‘uma Disney’ um dia.

Merece.

*


*Guanxi é relacionamento em Chinês mas é também um número que você manda mensagens pra conseguir endereços.

*Shifu é como chamamos os taxistas.

3 comentários:

  1. Mto bom seu blog, Nat!!

    Rolou uma noite "Se beber mão case" aí?? hehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Xuuuh, é gostoso ler as coisas que vc escreve =) sem falar do tanto que é engraçado ne ahahaha parabenss

    ResponderExcluir