quinta-feira, 7 de abril de 2011

36 dias fora do Brasil, 28 dias na China!

Escrito dia primeiro de abril, mas não era mentira:

Quanta coisa já aconteceu! E eu que pensava que na AIESEC já era coisa de mais acontecendo, acho que eu não conseguia imaginar como no intercâmbio seria muito mais intenso e muito mais coisa e muita confusão uhauhahua. Juro!

Como vocês sabem, a chegada foi ligeiramente traumática, dos 28 dias eu posso dizer que a maioria foi estressante e cansativo, mas eu estou impressionada com como as coisas estão evoluindo. Acho que já era de se esperar que o início não ia ser fácil, mas eu já me sinto em processo de adaptação positiva.

Aqui vai um resumo de como estão as coisas até agora com a sessão… TCHANAMMM…

Pooorra Natalia, mas e …

A língua?

Hum… Tem sido um grande desafio, eu não só falo inglês de trabalho (que foi mal é muuuito diferente do que inglês de cotidiano e muito mais difícil), como continuo falando português (tem dois portugueses no meu trabalho (Que fixe! É assim que eles dizem legal – a convivência tem sido MUITO interessante, espero poder contar mais) e ainda tem a Mandy a Chinesa que morou no Brasil um ano e meio e me ajuda aqui) como tem o bendito do Chinês pra la e pra cá. Eu quero MUITO aprender, já tive a minha primeira aula e vou me esforçar! A pronuncia é muito complicada, mas não rola de desistir só porque é difícil, não há nada a perder, só a ganhar, então até o momento eu vou tentar ;) .

Os Chineses?

Eles são muito diferentes pra mim, então haja paciência e respeito, de verdade… Ao meu ver os chineses são excessivamente fechados, eles não tem tanta boa vontade de ajudar como os Brasileiros. Eles tem dificuldade de entender as pessoas, e eu acho que é mais difícil para eles nos entenderem do que pra gente entendê-los se é que vocês entendem o que eu quero dizer… Inteligência emocional, nota 0. :P – Mas acredito que ainda terei muito mais o que falar sobre eles.

O trânsito?

Eu já tinha comentado, ser atropelado ou não é um jogo de sorte, mas não sofrer acidentes dentro do carro também…

Eles são simplesmente insanos no transito, os taxistas fazem todas as manobras radicais possíveis como, entrar na contramão, resolver ir pro outro lado no MEIO da avenida, parar no MEIO da rua tanto pra te pegar quanto pra te deixar e isso sem contar as buzinas, é tão estressante a buzinação no seu ouvido e nem são tantos os carros porque aqui as motos, bicicletas, motonetas e todas estas variações andam tanto no lugar reservado para eles (que vou chamar de ciclovia ou seja la o que for) quanto no passeio, então amigo – não rola de só ficar de olho na hora de atravessar não, é o tempo todo. Ouviu o Bibi pula pro lado! Espero que tenha pulado para o lado certo :P … Ah, sinal verde e vermelho é mera referência, e aqui eu já entrei na onda, atravesso no vermelho e espero no verde, depende da pressa de cada um e de quem vai se atrever a ir primeiro, se joga! Hahaha!

Porém vale destacar a poderosa infra-estrutura da China e deixar uma salva de palmas pro governo chinês (mesmo não sendo muito fã de sua politica – mas quem sou eu pra julgar, tenho muito pra conhecer ainda) eu tenho que admitir que eles sabem muito bem como investir e pensar a longo-prazo, que puta infra-estrutura eles tem aqui, rodovias, metro, trem, parques e afins… Só não é tão bom porque tem chinês vazando em tudo quanto é canto, é impossível ver lugar vazio! Mas se fosse isso no Brasil, estaríamos bem servidos viu?

O trabalho?

O trabalho ta bom, mas também ta difícil e também tem evoluído! Acho que ainda tem pouco tempo pra falar. Lidar com gente nova é sempre complicado pra mim que tenho dificuldade nos primeiros momentos, imagina gente nova, na china e mais mil países misturados? Mas tenho me adaptando mais rápido do que imaginei, no início estava beeem travada mas estou me soltando bem!

Eu também estou começando a cansar de ficar assentada com a bunda na cadeira 8hrs (será que eu vou convencê-los um dia que podemos trabalhar na grama?) Ainda tenho pouco entendimento do mercado da Alcatel-Lucent, tecnologia é um trem complicado de entender, ainda mais com um tanto de sigla. Tenho realizado mais trabalhos operacionais irritantes do que os estratégicos (eu sei que é normal, mas eu só estou contando), e ainda existe um pouco insegurança da minha parte, medo de errar, apesar de evoluir a cada dia. Tudo ta mais pro positivo, as coisas ficam mais interessantes e eu melhoro a cada dia, e rápido – minha chefe normalmente me diz: Mas já? – Já querida, porque a vida é assim ó e eu não to de brincadeira ;) ! Vamos ver até onde vamos.

A casa?

Putz que orgulho desta pergunta. Depois de MUITA, mas foi mal, MUITA confusão pra arranjar o meu apê (motivo de muitos dos dias estressantes) e arrumá-lo eu posso gritar pro mundo: Jesus, eu SEI montar uma casa, eu SEI escolher uma casa, eu SEI cuidar de uma casa, meu deus eu sou igual a minha mãe e ela deve sentir orgulho, porque só falta cozinhar porque de resto, to pronta pra casar. ;) – Não me faltou nada até hoje, estou me desenvolvendo como administradora de lares, vamos observar a evolução disto.

E a vida social e diversão?

To percebendo que vai ter que ter adaptação. Aqui o cinema além de ser caro não tem tanta opção (mas já perguntei pra Mandy se ia passar Harry Potter aqui, porque ai ia ser sacanagem, haha – Eles tem, graças a deus, como ia perder o ultimo filme do meu livro favorito?).

Não tenho ingerido álcool (traduzindo: Não tenho badalado muito), não porque não quero, mas ainda não fui a muitas baladas, na verdade fui pra uma, mas ainda falta companhia animada porque sozinha nem rola e ainda falta muuuuita pró-atividade da minha parte (talvez eu nem queira tanto), mas prometo que vou melhorar, haha ;) ! Não da pra fazer intercâmbio e não sair né?

Ainda nem conheci Shanghai-Turismo direito, de verdade, divertir não foi minha prioridade (apesar de diversão ser algo já inserido no meu cotidiano) mas ainda não me dediquei exclusivamente pra isso. Workholic 4ever!

Agora que as coisas já sossegaram eu vou investir mais nesta parte da minha vida. Por ex. Este último fim de semana eu fiz minha primeira viagem na China, fui pra Suzhou com uns trainees da AIESEC, foi ótimo, o lugar é lindo e valeu muito a pena, com certeza vou fazer disto um hábito, primeiro porque não é caro, segundo a China é gigante, terceiro, amo viajar.com! :P

E a comida?

Olha, não ta nada mal. Tenho tido experiência frustrantes com sopas aguadas e carne sem carne só osso, mas eu não tive diarréia, nem nenhum problema estomacal e ta tudo certo com o intestino…

Meu cardápio é variado e eu tento equilibrar. Tem opção e da pra comer bem e mal, depende de você. Tem Salada? Tem! Ta comendo? To, várias vezes – ta crescendo o numero de ingredientes. Tem fast food? Tem. Ta comendo? Obvio! Muitas vezes? Não. Mas o suficiente pra ser feliz – já testei burguer king, MC Donalds, KFC, Subway… É igual Nat? Mas neeeem fudendo, mas é gostoso do mesmo jeito. (Não tem cheddar, buaaaa).

E a comida chinesa? Amigos e amigas! Quanta evolução, mas euzinha aqui to experimentando QUASE tudo! Já cuspi, engoli de cara feia, larguei comida na metade e já me apaixonei com alguns pratos! Tenho tomado gosto pela comida apimentada Chinesa, porque ela é tão apimentada que eu nem sinto o gosto e acabo engolindo de uma vez (ahahahah), brincadeira, mas eu to gostando… ;)

Para lanche ta tudo certo: leite, cereais, biscoitos, Yakult, COCA (uuhhul), pão de forma, queijo (caro, porque aqui é uma raridade – Viva o TOFU, eca), “presunto”-porque nem sei se é presunto. E por ai vamos…

E VOCÊ? Como ta? Com saudade do Brasil?

Tirando tudo isso, continuo pensando no futuro, sonhando com o que vai acontecer depois daqui, sonhando com minha próximas viagens planos idéias e vontades. Tenho observado, mudado e descansado…

Estou melhorando como pessoa e desenvolvendo em vários aspectos, quando paro pra refletir eu consigo ver a evolução e eu já tinha falado no blog, nem a minha imaginação mais fértil consegue desenhar as coisas que ainda estão por acontecer, e isto excita e deixa a vida legal, porque ela não ta só boa, nem ta só ruim, ela ta acontecendo ali na sua frente, descidas e subidas, loopings e linhas retas, gritos, choros e risos… A montanha russa nunca a acaba. Gente isso aqui é UMA LOUCURA!

Tenho saudade do Brasil, mas principalmente a cada dia tenho mais orgulho de ser Brasileira, me sinto embaixadora do meu pais, a cada dia acredito mais no potencial do meu pais! Ele é o melhor e mais lindo pais do mundo (ahaha), eu tenho que admitir. BAXI (Brasil em chines, nome fofo)! ;)

No próximo fim de semana vou pra Beijing! Vou ficar la com a Fabíola que foi membro da AIESEC, to super animada! Mais aventuras por vir. Foi mal a falta de noticias antes!

“Beijings” pra todo mundo e até a próxima vez que eu animar escrever

Nenhum comentário:

Postar um comentário